Postagens

Mostrando postagens de fevereiro, 2021

JOGO DO PATRIMÔNIO CULTURAL: 312 ANOS DE SESMARIA - 1709/2021

Imagem
  JOGO DO PATRIMÔNIO CULTURAL: 312 ANOS DE SESMARIA Bem-vindos ao Jogo do Patrimônio Cultural – 312 anos de Sesmaria. Aqui você poderá aprofundar seus conhecimentos sobre os bens culturais material e imaterial, além dos inventariados de Matias Barbosa/MG. 1-   Busto de Garcia Rodrigues Paes – localizado na cidade de Paraíba do Sul/RJ. Responsável pela abertura do Caminho Novo. O Caminho Novo representou muito mais do que uma via de acesso às minas, com destaque para a formação de roças para produção dos gêneros vendidos aos caminhantes que por ali passavam. 2-     Gibão - Peça de indumentária constante nos inventários lavrados para partilha de bens do século XVII, os gibões de armas eram um importante artefato de defesa portado por sertanistas. Como muitos outros gibões, eles cobriam o corpo a partir do pescoço até a altura do quadril ou à meia coxa. Eram espessos, pois recheados densamente de fibras de algodão, de modo que pudessem bloquear as flechas lança...

Estação Ferroviária de Matias Barbosa

Imagem
  Estação Ferroviária de Matias Barbosa Localização Praça da Bandeira s/nº Bem Cultural Inventariado A Estação Ferroviária de Matias Barbosa foi inaugurada em 1º/10/1875. A obra ocorreu entre os anos de 1874 e 1875 pela Estrada de Ferro D. Pedro II adaptando a antiga Estação da Estrada Rodagem União e indústria ao novo uso. A Estação Ferroviária desempenho papel fundamental a antiga Vila de Mathias Barbosa trazendo progresso e desenvolvimento. Pela plataforma chegou muito imigrantes, em especial italianos. A Estação Ferroviária se destaca também por formar o primeiro núcleo urbano da cidade. Por muitos anos este espaço foi utilizado para embarque e desembarque. Hoje foi novamente adaptada para se transformar em Centro Cultural.               

Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição

Imagem
  Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição   Localização Praça Manoel de Castro, s/nº Bem Cultural Inventariado.                 Uma comissão de homens notáveis do antigo Distrito construiu os alicerces do novo templo, realizando o assentamento da pedra fundamental no dia 15/08/1895. Mas foi o Cônego Joaquim Monteiro que efetivamente iniciou a construção em 1906. Por volta do ano de 1907 as obras estavam adiantadas, a igreja foi utilizada para celebrações, mas sua inauguração ocorreu em 01/06/1913. A princípio as fachadas tinham características neogóticas, por volta de 1940, a edificação passou por intervenções nos quais os vãos com vergas em ogiva, receberam vergas em arco abatido, lembranças do Barroco Mineiro.

Prédio do Antigo Laboratório de Biologia Veterinária, LBV

Imagem
  Prédio do Antigo Laboratório de Biologia Veterinária, LBV   Localização Praça da Bandeira, 38 Bem Cultural - Tombamento Municipal – Decreto nº2.400 de 02 de dezembro de 2016.                   O Laboratório de Biologia Veterinária fundado em 1926 é reconhecido como o primeiro da América do Sul por ser o único neste período a se dedicar na produção de produtos biológicos para medicina veterinária. São considerados pioneiros os seus fundadores: professor Moacyr Alves, Antenor de Castro e Olívio Castro. O Laboratório chegou a fabricar, em seus tempos, cerca de 52 produtos diferentes, transformando-se em orgulho para a cidade de Matias Barbosa.                 No Laboratório funcionava ainda a “secção gráfica do L.B.V.”, responsável por prestar serviços para o Laboratório na confecção de caixas onde eram comercia...

Cemitério Municipal de Matias Barbosa.

Imagem
  Cemitério Municipal de Matias Barbosa. Conjunto Paisagístico Localização Avenida Cardoso Saraiva, s/n.   Bem Cultural - Tombamento Municipal. Decreto nº. 1.419 de 24 de março de 2008.                   Com a proclamação da República ocorreu separação do Estado da Igreja, foi necessária a construção de um novo cemitério no Distrito de Matias Barbosa, após fiscalização da Inspetoria de Higiene de Juiz de Fora. Portanto, de forma lenta e gradativa os enterros no distrito deixaram de ser realizados na Capela de Nossa Senhora da Conceição, atual Capela de Nossa Senhora do Rosário, passando para o Cemitério Municipal de acordo com as diretrizes da saúde pública local. A empresa responsável foi a Construtora Pantaleone Arcuri de Juiz de Fora/MG

Busto de Getúlio Vargas.

Imagem
  Busto de Getúlio Vargas. Localização Praça da Bandeira, s/nº Bem Imaterial - Tombamento Municipal. Decreto nº1.349 de 05 março de 2007.                   Getúlio Vargas frequentou o município de Matias Barbosa, pois era amigo da Família do Dr. João Rezende Tostes, proprietário da Fazenda São Matheus, em 1934, 1935, 1936 e 1937, que por diversas outras vezes transformou-a em Palácio Presidencial, com guarda de honra e outros aparatos. A iniciativa da colocação do busto de Getúlio Vargas em Matias Barbosa foi dos matienses getulistas. A inauguração se deu em 19 de abril de 1958.

Antigo Prédio da CAMIG.

Imagem
  Antigo Prédio da CAMIG.   Localização Rua Dr. Oscar Vidal 118.   Bem Cultural - Tombamento Municipal - Decreto nº2399 de 02 de dezembro de 2016.Período de Construção   A edificação original foi erigida para armazenar e beneficiar o café plantado nas propriedades da Fazenda Monte Alegre ao longo dos séculos XIX e XX. Ao longo das décadas a edificação foi sendo aumentado devido a necessidade da demanda da produção de café. A denominação de CAMIG veio em 1980 quando toda edificação passou a pertencer a Secretaria da Indústria e Mineração do Estado de Minas Gerais.

Antiga Sede da Fazenda Monte Alegre

Imagem
  Antiga Sede da Fazenda Monte Alegre   Localização Avenida Cardoso Saraiva, n° xxx Bem Cultural Inventariado.                 Segundo a tradição matiense esse imóvel foi construído por volta de 1815. Sua denominação “Monte Alegre” foi dada à propriedade em razão da existência de uma formação geográfica montanhosa de destaque no relevo do município que servia de referencial da localização da fazenda. A edificação também foi a primeira escola de Matias Barbosa, entre os anos de 1909 e 1913. A edificação é um típico exemplar do período colonial da primeira metade do século XIX.

Painel de Azulejo: Jornada dos Mártires.

Imagem
  Painel de Azulejo: Jornada dos Mártires. Localização Avenida Cardoso Saraiva: Espaço Século XVIII. Bem Cultural Inventariado 2011.                   O Painel de Azulejo Jornada dos Mártires, réplica da famosa pintura de Antônio da Silva Parreiras (1860-1937) no qual a obra narra a passagem dos “Inconfidentes”, apresentados como mártires da Nação, como heróis em marcha, pela Zona da Mata Mineira, na Vila de Matias Barbosa representada pela pequena Capela do Rosário e o Registro do Caminho Novo.

Casa Ítalo-Brasileira

Imagem
  Casa Ítalo-Brasileira   Localização Avenida Cardoso Saraiva, nº Bem Cultural Inventariado.                 O imóvel em estilo neoclássico foi construído no final do século XIX pelo comerciante italiano, de origem Veneta, Achile Corti. É uma das únicas edificações que restaram e que ainda marca a presença significativa dos imigrantes italianos em Matias Barbosa. Funcionou a “Casa Italo-brasiliano”, casa comercial especializada em “molhados, mantimentos por atacado e varejo, fazendas, armarinho, roupas feitas, chapéus de sol e de cabeça, ferragens, perfumaria, calçados, louças e etc. A composição de suas fachadas foram inspiradas na sede da Fazenda Belmonte.  

Túmulo do Cônego Joaquim Inácio Valadares Monteiro

Imagem
  Túmulo do Cônego Joaquim Inácio Valadares Monteiro   Localização Cemitério Municipal Matias Barbosa. Bem Cultural Tombamento Municipal. Decreto nº. 1.416 de 24 de março de 2008.                 Cônego Joaquim Inácio Monteiro faleceu em 12/12/1914. Considerado protagonista no progresso do antigo distrito de Juiz de Fora e semeador dos pilares da sociedade: escola e igreja foi responsável pela implantação da escola noturna e Igreja Matriz. Plantou as sementes da emancipação política no distrito de Mathias Barbosa.  

Túmulo do Dr. Eloy de Andrade

Imagem
  Túmulo do Dr. Eloy de Andrade  Localização Cemitério Municipal Matias Barbosa. Bem Cultural Tombamento Municipal. Decreto nº. 1.417 de 24 de março de 2008.                 Joaquim Eloy dos Santos de Andrade, conhecido como DR. Eloy de Andrade faleceu   06/12/1924. Possuía uma cultura sólida, sendo escritor notável, principalmente como historiador, em que se firmou de um modo seguro e eloquente em várias produções que deixou esparsas, foi também político e médico.

Túmulo do Sr. José Cardoso Saraiva.

Imagem
  Túmulo do Sr. José Cardoso Saraiva. Localização Cemitério Municipal Matias Barbosa. Bem Cultural Tombamento Municipal. Decreto nº. 1.418 de 24 de março de 2008.                   José Cardoso Saraiva faleceu em 08/05/1897. Foi o primeiro Juiz de Paz de Matias Barbosa e também comerciante. O tombamento do túmulo corre no sentido contrário, pois revela o desejo em salvaguardar não somente o túmulo, mas também a memória daquele homem, cujo nome foi dado à principal avenida da cidade.

Estação Ferroviária de Cedofeita

Imagem
  Estação Ferroviária de Cedofeita   Ano do Tombamento - 2011 Tombamento Municipal - Decreto nº1710 de 07 de dezembro de 2011.     Edificação Estação Ferroviária de Cedofeita.   Localização Estrada União Industria LMG 874 – KM 7.     Bairro Cedofeita.   Número de Pavimentos Um.   Custo da Construção Indeterminado.   Período de Construção 1948.   Técnico Responsável pela Construção Indeterminado   Histórico da Edificação A formação do Distrito de Cedofeita tem como marco inicial a construção da Estação de Cedofeita. Construída pela Estrada de Ferro Dom Pedro II e inaugurada em dezembro de 1875, a estação tinha por objetivo fornecer transporte de cargas e passageiros das fazendas da redondeza no sentido de Juiz de Fora e daí para a capital imperial, a cidade do Rio de Janeiro. Nessa época, as principais fazendas da localidade era a Fazenda Santa Paula, a Fazenda Santa Rosa e...

Relógio de Sol - Marco Comemorativo dos 300 anos

Imagem
  Relógio de Sol   Ano do Tombamento – 2010   Tombamento Municipal – Decreto nº 1601 de 22 de julho de 2010.       Monumento   Relógio de Sol em pedra sabão (réplica do século XVIII).         Localização       Adro da Capela da Fazenda de Nossa Senhora da Conceição do Registro do Caminho, atual Capela de Nossa Senhora do Rosário.       Bairro       Centro.         Custo da Construção       R$ 2.900,00 (dois mil e novecentos reais).       Período de Construção       Setembro e outubro de 2009.       Técnico Responsável pela Construção       Mestre em Cantaria Rinaldo Urzedo.     Foto: Astrônomo Nelson Travnik e o então Diretor de Cultura Ricardo Sartine (2009)     ...