Estação Ferroviária de Cedofeita
Estação Ferroviária de Cedofeita
Ano
do Tombamento - 2011
Tombamento
Municipal - Decreto nº1710 de 07 de dezembro de 2011.
Edificação
Estação
Ferroviária de Cedofeita.
Localização
Estrada
União Industria LMG 874 – KM 7.
Bairro
Cedofeita.
Número
de Pavimentos
Um.
Custo
da Construção
Indeterminado.
Período
de Construção
1948.
Técnico
Responsável pela Construção
Indeterminado
Histórico
da Edificação
A formação do Distrito de Cedofeita tem como
marco inicial a construção da Estação de Cedofeita. Construída pela Estrada de
Ferro Dom Pedro II e inaugurada em dezembro de 1875, a estação tinha por
objetivo fornecer transporte de cargas e passageiros das fazendas da redondeza
no sentido de Juiz de Fora e daí para a capital imperial, a cidade do Rio de
Janeiro. Nessa época, as principais fazendas da localidade era a Fazenda Santa
Paula, a Fazenda Santa Rosa e a Fazenda Belmonte.
A denominação da estação se deu em homenagem
ao Conde de Cedofeita, o português Henrique Coelho de Souza, sendo mascate tornou-se
fazendeiro rico e comendador de ordens brasileiras e portuguesas.
Com
o desenvolvimento do povoado de Cedofeita devido a Estação Ferroviária em
setembro de 1900 foi inaugurado pelo senhor Manoel Dutra da Rosa a Escola
Pública Distrital em sua propriedade Fazenda Santa Rosa.
A antiga Estação Ferroviária de
Cedofeita foi demolida, os motivos ainda são objetos de estudo e pesquisa.
Sendo assim, o atual imóvel foi construído no ano de 1948 para abrigar a nova
Estação Ferroviária de Cedofeita para atender uma nova demanda de serviços da
estrada de ferro.
Descrição
da Edificação
Seguindo a linguagem arquitetônica das
construções ferroviárias da época, mais simples, sem ornatos e esquadrias
luxuosas das construções neoclássicas do final do século XIX, porém preservando
o partido retangular, com o comprimento bem maior que a largura, e grande
cobertura de duas águas de telhas francesas, apoiadas por quatro trilhos que
fazem a estrutura, como mãos-francesas.
Possui proporções menores que as estações das
cidades, pois seu uso era exclusivo para atender às demandas locais de pessoas
e mercadorias das fazendas da vizinhança.
As fachadas de maior comprimento possuem
simetria e são semelhantes entre si. São compostas por vão central aberto
servindo como passagem e entrada para os cômodos laterais, de largura igual ao
corredor de passagem, verga reta e sobreverga de massa dupla que se estende
abaixo até 2/3 da altura. As extremidades desta fechada contam, em cada lado,
com duas janelas de peitoril, com vergas retas, enquadramento em massa duplo, e
vedação de janela de madeira maciça.
As fachadas laterais, de menor largura, são
iguais entre si, compostas apenas de um vão, e na empena uma inscrição em massa
“CEDOFEITA”, denominação da estação. Vão da fachada lateral esquerda é de
peitoril com vedação de janela semelhante às da fachada principal. Na fachada
lateral direta o vão é rasgado por inteiro, mais largo, com vedação de porta de
duas folhas de madeira almofadada.
Técnicas
Construtivas Predominantes
Sua estrutura é autoportante de tijolos
maciços. Revestimento das fachadas é feito com reboco e pintado com tinta a
base de água e as esquadrias e ferragens recebem pintura com tinta a óleo.
Empresa
Contratada
Indeterminada.
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